(19) 3294.6717 | 3294.9841

O Sono


sonp

O sono não é uma função (como a digestão) mas um estado da vida (como o exercício) com inúmeras funções, muitas das quais relacionadas à conservação de energia. Embora não se tenha desvendado completamente o papel indispensável do sono na sobrevivência dos seres vivos sabe-se cada vez mais sobre sua arquitetura.

 

Observando-se uma pessoa dormindo, tem-se a idéia de que o sono representava um estado único, monótono e, sobretudo, impenetrável. O sono era considerado assim, pois não havia método capaz de avaliar o que ocorria internamente com a pessoa dormindo. O principal instrumento para as descobertas sobre o sono foi um exame chamadoPOLISSONOGRAFIA, que permitiu entender muita coisa nova e útil, mas que também revelou novos mistérios. Graças a este exame reconhece-se hoje que o sono não é um estado homogêneo e que há dois estados de sono.

 

O sono mais surpreendente e, o último a ser descoberto, é o sono em que ocorrem movimentos rápidos dos olhos e durante o qual sonhamos. Por suas iniciais em inglês REM (rapid eye movement) este sono é chamado REM. Apesar de ocupar apenas 20% do sono de um adulto, o sono REM é tão importante que o restante é chamado de sono Não REM. O sono Não REM, a partir de 2007, passou a ser dividido em três estágios: N1, N2 e N3.

 

Uma hora e meia após o indivíduo ter adormecido ele apresentará um primeiro e curto período de sono REM. Isto se repetirá a cada noventa minutos e, a cada novo período de sono REM, será mais longo. Pela manhã, são raros os estágios 3 e 4 de sono profundo e os períodos de sono REM se ampliam, podendo durar até uma hora. Por isso, lembramos mais facilmente os sonhos da manhã.

 

OS 10 MANDAMENTOS PARA UMA BOA NOITE DE SONO

1. Horário regular para dormir e despertar.
2. Ir para a cama somente na hora de dormir.
3. Ambiente saudável.
4. Não fazer uso de álcool próximo ao horário de dormir.
5. Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
6. Não exagerar em café, chá e refrigerante.
7. Atividade física em horários adequados e nunca próximos à hora de dormir.
8. Jantar moderadamente em horário regular e adequado.
9. Não levar problemas para a cama.
10. Atividades repousantes e relaxantes após o jantar.